Aluno de biologia da UFPA, bolsista do Instituto Evandro Chagas e estagiário do Laboratório de Neuroendócrinologia

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Juventude Definitivamente na Reeleição!

O Encontro da Juventude do PT no sábado foi um sucesso. Ele refletiu, de forma consistente, a unidade política da juventude - unidade na direção, unidade na base. As falas todas convergiram em direção ao reconhecimento dos expressivos avanços do Governo Popular nas políticas públicas de juventude e na magnitude da tarefa de reelegermos a governadora.

As mais de 200 lideranças jovens de vários municípios presentes retrataram a empolgação da juventude paraense em entrar nessa campanha e fazer o debate sobre o tipo de governo que queremos. Muitas das falas afirmaram a unidade da juventude para não permitir o retorno daqueles que por 12 anos à frente do Estado acabaram com a educação e a renda dos jovens paraenses. Muitas falas destacaram as conquistas da juventude no Governo Lula e no Governo Ana Julia.

Uma fala particularmente emocionante foi de uma jovem de Marituba que afirmou ter seu primeiro contato com a política quando um deputado federal do DEM entregou kits esportivos para alunos em troca dos votos de suas famílias. Ela disse que hoje, quando lembra dessa época, tem orgulho de ser militante do partido que não entrega apenas kits e cestas básicas, mas entrega escolas com ginásios e laboratórios de informática, entrega bolsas de estudos e cria reais oportunidades da juventude melhorar de vida.

O ápice do encontro foi a presença da nossa governadora Ana Júlia. Sua fala foi muito enfática em ressaltar os avanços do governo nas políticas de juventude. Falou do Bolsa Trabalho, do NavegaPará e da Meia Passagem Intermunicipal. Foi muito aplaudida quando falou que enfrenta muita oposição da política tradicional e que seu principal adversário é o preconceito. Preconceito porque ela é mulher e é do PT! A governadora se comprometeu em incluir em seu programa de governo os 13 pontos que a juventude do PT lhe sugeriu em uma carta que foi lida pelo Secretário Estadual de Juventude do PT.

Dessa carta, que vou reproduzir a seguir, destaco a importância de 4 pontos que há muito temos discutido: 1. criar uma política para os jovens concluintes dos programas PROJOVEM e Bolsa Trabalho, 2. assegurar cotas sociais e raciais na UEPA; 3. criar uma política específica para os jovens do campo e; 4. avançar institucionalização das políticas públicas de juventude.

Nenhum comentário: