Aluno de biologia da UFPA, bolsista do Instituto Evandro Chagas e estagiário do Laboratório de Neuroendócrinologia

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Serra e os Genéricos

 

jose-serra

Serra insiste em dizer que criou os genéricos no Brasil, embora isso seja uma mentira com um requinte de cinismo. Ora, ele não criou os genéricos, sua gestão no Ministério da Saúde levou a ANVISA a regulamentar um projeto de lei de um deputado do PT e a colocar em prática uma política na verdade conservadora em relação aos genéricos.

Os centros de pesquisa em saúde, ao longo de sua gestão foram sucateados junto com todas as instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão. Nenhuma instituição pública no Brasil tinha condições de pesquisar bioequivalência e fábricar genéricos e, tampouco, nenhuma empresa média ou pequena. O processo de regulamentação de genéricos se limitou a assegurar uma maior concorrência entre grandes corporações que ditam quais fórmulas querem comercializar e o preço, sem que o poder público tivésse a menor chance de influenciar. A líder de genéricos no Brasil é a Medley, por exemplo, com 33% do mercado!

O que o Serra diz que fez pelos genéricos no Brasil regulamentando a lei de um deputado do PT, ele, sem dúvida, desfez, sucateando o INCA, a FIOCRUZ, O IEC e as demais instituições públicas de pesquisa no Brasil. Todos pesquisadores de ciências biológicas que eu conheço atribuem ao governo Lula a retomada da pesquisa científica que ficou paralisada por 8 anos na época do FHC/Serra.

 

não vote

Nenhum comentário: