Aluno de biologia da UFPA, bolsista do Instituto Evandro Chagas e estagiário do Laboratório de Neuroendócrinologia

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ana Julia 2010: A Juventude na Reeleição

Primeiro um Balanço


Encerrada a maratona de definição do programa de governo e da estratégia de campanha da candidata a presidente da república do PT - companheira Dilma Rousseff, a JPT começa a se reunir nos estados para definir as suas estratégias locais nas eleições e reeleições de governadoras/es petistas.



Quanto ao Pará, vou aqui reafirmar uma intervenção que fiz na mesa da Plenária Estadual da Juventude do PT:


Entramos nessas eleições com a tranqüilidade de muitos avanços nas políticas públicas de juventude. O Governo Popular foi pioneiro na criação e consolidação (mesmo em relação a outros governos do PT) de uma política firme para a juventude. Foram criados programas e investimentos prioritários para o governo em questões como o primeiro emprego, a inclusão digital, a política cultural, a elevação de escolaridade, a educação superior, a segurança pública e a articulação institucional da juventude.


Cito apenas alguns exemplos:

- O Bolsa Trabalho, executado pela SETER, qualificou mais de 40 mil jovens para o mercado de trabalho, já empregou 20 mil e fomentou a criação de mais de 1000 projetos de economia solidária; Foi indispensável na estatística positiva de emprego que o Pará apresentou, mesmo no ano em que a crise mundial atingiu o estado em cheio;


- O Navega Pará, maior programa de inclusão digital do Brasil, está acessível a quase 2 milhões de paraenses (em sua maioria jovens), interligando órgãos do poder público, dando à população acesso à internet nas escolas e nos infocentros, oferecendo (alem do simples acesso a computadores e internet) educação à distância e cursos de informática;


- O PROCAMPO, programa que coordeno, já inseriu mais de 700 universitários no cotidiano de comunidades rurais e fomentou a articulação de mais de 100 projetos de extensão e oficinas administradas em comunidades caponesas, em áreas de periferia (nos Mutirões da Cidadania) e com as turmas do PROJOVEM.

- A Meia-passagem intermunicipal: projeto de iniciativa do executivo que foi aprovado na ALEPA. Os deputados, muitos representantes do empresariado de transporte, ao apreciarem o projeto, impuseram severas restrições ao direito. A governadora, ao regulamentar a lei, vetou algumas dessas restrições como o limite de apenas 10% dos lugares e a exigência de comprovação de condição de baixa renda para usufruir do direito. Assim foi garantido à juventude do Pará o amplo direto à meia-passagem intermunicipal (posteriormente escreverei um post só sobre esse assunto).

- PROJOVEM: programa do Governo Federal que o Governo Popular executa, está elevando a escolaridade de mais de 8 mil jovens que não tinham o ensino fundamental completo. A boa execução e a garantia das metas, prazos e alta freqüência, garantiu ao Pará a ampliação das vagas. Nesse ano começarão no programa mais 12 mil jovens paraenses.


- CASA da Juventude: o centro de articulação social da juventude construído pelo Governo Popular abriga os principais programas de juventude, atende aos jovens no sentido de encaminhá-los às políticas do Estado e promove debates sobre o tema juventude assim como minicursos e oficinas para o público jovem;


Muitas outras ações podem ser citadas como o “Escola de portas abertas”, a criação da coordenadoria e do conselho de juventude, a reforma de 600 escolas, novos campi da UEPA, editais de cultura, reestruturação da Fundação Curro Velho, PROTEJO, PROJOVEM prisional etc.

Esses avanços colocam o Pará como destaque nacional em políticas públicas de juventude, mas são ainda mais impressionantes quando comparados com os 12 anos de governos do PSDB que antecederam a gestão petista. Quais foram, mesmo, as políticas públicas dos governos Almir/Jatene para a juventude? Quantas das ações prioritárias desses governos beneficiaram de alguma forma a vida dos/as jovens?

Nenhum comentário: