Aluno de biologia da UFPA, bolsista do Instituto Evandro Chagas e estagiário do Laboratório de Neuroendócrinologia

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Retomando um projeto antigo: meu BLOG!!!

Em Novembro de 2007 tentei iniciar um blog, cheguei a publicar uns 2 posts, mas não tive nem tempo e nem capacidade de proseguir. Mais de dois anos depois, vou tentar denovo...

Deixa eu me apresentar...

Sou um militante de esquerda, tenho 25 anos e sou do PT desde o final de 2000. Participei ativamente da vida partidária no período final da era FHC, momento muito rico de resistência ao neoliberalismo, acompanhando as diferentes visões, culturas e atividades que marcaram a vida do PT desde então. (Nesse meio período também fui bancário no interior e passei uns tempos nos EUA)

Tenho dois filhos, um filho de 5 anos e um que ainda está na barriga de sua mãe, Gisele, uma militante da Marcha Mundial das Mulheres. Quando entrei no PT fui da tendência interna Força Socialista cuja maioria da direção se encontra hoje no PSOL. Saí da Força Socialista em 2003 e entrei, junto com um grupo de juventude no Pará na Democracia Socialista, corrente que me encontro até o presente.

Sou estudante de Bacharelado de Biologia da UFPA e do laboratório de neuroendocrinologia. Como como o tema central deste blog é política, vou poupá-los de qualquer comentário sobre biologia celular e neuroquímica.

Militei ao lado de grandes companheiros/as cuja maioria ainda se encontra junto comigo na Democracia Socialista, como a companheira Tatiana (liderança da Marcha Mundial das Mulheres), companheiro Tiago (vice presidente da UNE), companheira Rafaela (da UAP), companheira Karol (do Diretório Estadual do PT) e muitas outras. Outros companheiros/as não estão hoje na DS, mas cabe o registro. São todos/as de esquerda e do PT: companheira Luanna (professora da UFPA), companheiro Leopoldo (assessor do Bordalo) e companheiro Rafael (Bancário).

Atuei no governo do estado desde 2007, no inicio na coordenadoria de juventude da SEJUDH e, atualmente, coordenando o PROCAMPO. Tenho orgulho em registrar que o nosso governo está encabeçando uma revolução política em todas as áreas da gestão pública no Pará, mas, muito em especial nas políticas públicas de juventude. Teremos a oportunidade nesse blog de registrar e discutir esses avanços. Assim, as políticas públicas de juventude e o Governo Popular serão temas sempre presentes nesse blog.

Mais temas para o Blog...

Alem de políticas públicas de juventude e do Governo Popular, outros temas que serão recorrentes nos posts são:

- Teorias políticas: embora não seja nenhum especialista no tema, vou tentar abordar (e sempre que necessário, discutir) conceitos e reflexões que permeiam os movimentos socialistas que me despertarem interesse.

- A superexploração do nosso povo: como muitos/as sou indignado com a miséria e as condições precárias em que vive a grande maioria de nosso povo, seja no campo ou na cidade. Sei que entender as causas e as origens dessa miséria é fundamental para combatê-la. Sei, também, que vivemos em uma região subalternizada na divisão nacional e internacional do trabalho e um dos meus objetivos sempre foi de entender como é que o capitalismo, no braço de suas grandes corporações (com a cumplicidade dos governos militares e os neoliberais) articula e se alimenta da superexploração do nosso trabalho e da nossa paciência. Assim, pretendo discutir os fluxos econômicos da nossa região que são predatórios da natureza e da dignidade humana. Temas como o trabalho escravo, a violência no campo, o genocídio da juventude negra das periferias, a prostituição infantil, o desmatamento, dentre outros.

- Atores e atrizes da luta do povo e da juventude: finalmente, como ultimo tema central, pretendo discutir os espaços de militâncias do PT, com ênfase nos/as jovens petistas. Nossas reuniões (públicas é claro!), nossas bandeiras, nossos personagens, nossos sonhos e idéias serão sistematicamente debatidos nesse blog.

Como se percebeu nos nossos temas centrais acima, esse blog vai discutir política, projetos e idéias. Caso seus objetivos convergirem com isso, sinta-se incluído nesse espaço. Não vou publicar baixaria, ofensas pessoais (principalmente as sem fundamento) e nem serei um instrumento de fofoca e desorganização partidária.

Agradeço a sua visita e vou tentar atualizar, no mínimo, toda semana.

Nenhum comentário: