Hoje, com cinco anos da morte da freira norte americana Dorothy Stang. Vou iniciar uma série de posts sobre "martires" da floresta. A idéia é divulgar imagens, dizeres e fatos sobre pessoas que foram assassinadas por defender a ju stiça, a igualdade e os direitos dos povos que vivem na floresta.
O termo "mártir" foi empregado para descrever os primeiros cristão que eram perseguidos por judeus e e pelo império romano. O cristianismo era fé proibida e os cristãos primitivos se reuniam nas catacumbas e quando "pegos" eram torturados e mortos.
A utilização aqui do termo resgata a idéia de pessoas que foram mortas pelos suas idéias, não abdicaram daquilo que julgaram ser certo, nem se curvaram à força dos poderosos. Lutaram até o final e pagaram com seu sangue.
Cada um de nós carrega um pouco da luta e da história desses mártires. Como disse o Lula sobre os assassinos do Chico Mendes: "Será que eles não percebem que mantando o companheiro Chico Mendes, eles acabaram com Chico Mendes e criaram milhares de Chico Mendes?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário