Aluno de biologia da UFPA, bolsista do Instituto Evandro Chagas e estagiário do Laboratório de Neuroendócrinologia

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Martires da Floresta

 

martires da floresta

Hoje, com cinco anos da morte da freira norte americana Dorothy Stang. Vou iniciar uma série de posts sobre "martires" da floresta.  A idéia é divulgar imagens, dizeres e fatos sobre pessoas que foram assassinadas por defender a ju stiça, a igualdade e os direitos dos povos que vivem na floresta.

O termo "mártir" foi empregado para descrever os primeiros cristão que eram perseguidos por judeus e e pelo império romano. O cristianismo era fé proibida e os cristãos primitivos se reuniam nas catacumbas e quando "pegos" eram torturados e mortos.

A utilização aqui do termo resgata a idéia de pessoas que foram mortas pelos suas idéias, não abdicaram daquilo que julgaram ser certo, nem se curvaram à força dos poderosos. Lutaram até o final e pagaram com seu sangue.

Cada um de nós carrega um pouco da luta e da história desses mártires. Como disse o Lula sobre os assassinos do Chico Mendes: "Será que eles não percebem que mantando o companheiro Chico Mendes, eles acabaram com Chico Mendes e criaram milhares de Chico Mendes?"

Nenhum comentário: